quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro: Audiência de ontem (dia 27 de agosto) com a secretária Cláudia Costin: veja a íntegra do que foi discutido na reunião de organização do GT Pedagógico


O Sepe teve audiência durante o dia de ontem (27/8) com a secretária de Educação Cláudia Costin para discutir as questões pedagógicas. Veja o teor da discussão que reproduzimos da ata da reunião.


1 – Origem dos profissionais (professores e funcionários): foi revogada a Circular Conjunta E/SUBG/CGG-GRH nº 02, de 10 de maio de 2012. Será redigida uma nova circular, incluindo também os funcionários administrativos.


2 – 1/3 de planejamento: foi lembrado que um grupo de trabalho foi constituído para construir uma proposta sobre o assunto e terá a sua primeira reunião na semana que vem.


3 – Número de alunos em sala de aula: a SME reconheceu que existem turmas com número de alunos acima da atual portaria. O Sepe lembrou que a pauta entregue, apresenta o quantitativo proposto pela categoria. Sobre essa questão,iremos avançar nas próximas reuniões do GT, considerando estudo a ser feito conjuntamente.


4 – Seis tempos de 54 minutos (grade): o Sepe propôs o retorno dos seis tempos agregado ao enriquecimento da grade curricular. A SME mostrou-se sensível e aberta para análise. Foi feita uma observação por parte da equipe da SME, quetal proposta não significa aceitar o horário vertical.


5 – Situação do professor de Espanhol e Francês: ficamos de analisar no GT pedagógico a melhor maneira de preservar o ensino das duas línguas.


6 – Reestruturação: a SME concordou que não haverá reestruturação sem passar pela discussão com cada escola envolvida. Sobre o professor polivalente, a SME informou que integra a metodologia do Ginásio Experimental Carioca,mas que está aberta para incluir na discussão do GT Pedagógico.


7 – PEI: Nos Projetos de Lei já encaminhados, foi apresentada a ampliação das vagas de PEI. Além disso, houve compromisso de convocar todo o banco do último concurso e convocar um novo. A SME informou que haveráinvestimento na formação doa agentes auxiliares de creche.


8 – Autonomia Pedagógica: No final de cada ano, haverá consulta prévia aos professores para verificar quem vai quereradotar os referidos cadernos. Os alunos dos professores que não quiserem adotar não receberão os cadernos. Chegou-sea um consenso que haverá formação em serviço para funcionários administrativos. Outras questões relacionadas à autonomia pedagógica serão tratadas nas reuniões do GT.


9 – Climatização nas escolas: foi afirmado que haverá aceleração na implantação do plano de climatização entregue à Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, ampliando de 65 para 130 escolas climatizadas, ainda em 2013. Ocalendário para a climatização dos anos seguintes será discutido no GT.


10 – Quantitativo de merendeiras: ficou o compromisso de se fazer a revisão da Resolução em vigor sobre a quantidade de refeições por merendeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário